Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

República do Quênia

quenia

 

O Brasil estabeleceu relações diplomáticas com o Quênia logo após sua independência, em 1963, tendo instalado Embaixada residente em Nairóbi em 1967. O Quênia abriu Embaixada em Brasília em 2006.

Em 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou visita a Nairóbi, ocasião em que foram assinados acordos nas áreas de comércio e investimentos, educação e energia. Nesse mesmo ano, a visita ao Brasil do então ministro de Negócios Estrangeiros do Quênia, Moses Wetang'ula, propiciou parcerias nas áreas de serviços aéreos e de cooperação cultural.

Em agosto de 2016, o vice-presidente do Quênia William Ruto visitou o Brasil, por ocasião dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Em abril de 2018, foi realizada Reunião de Consultas Políticas Brasil-Quênia, por ocasião da visita do subsecretário-geral da África e do Oriente Médio, embaixador Fernando José Marroni de Abreu, a Nairóbi. Em junho do mesmo ano, o secretário para Assuntos Políticos e Diplomáticos do Quênia, embaixador Tom Amolo, realizou visita a Brasília para dar seguimento aos temas tratados durante as consultas políticas.

Em julho de 2019, a então Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, visitou o Quênia, a fim de discutir cooperação em matéria ambiental. Em retribuição, o diretor do Ministério Público do Quênia, Noordin Haji, visitou o Brasil em setembro. As procuradorias dos países iniciaram negociações para o estabelecimento de cooperação interinstitucional na área de combate à corrupção.

O Brasil coopera com o Quênia em diversos setores. Já foram executadas iniciativas de cooperação nas áreas eleitoral; esportiva; de meio ambiente; e de saúde. Atualmente, estão em execução programa trilateral na área de alimentação escolar, bem como iniciativas bilaterais em agricultura (mandioca e setor algodoeiro); educação superior; formação de diplomatas; e capacitação de militares.

 

Cronologia das relações bilaterais

1964 – Brasil estabelece relações diplomáticas com o Quênia

1967 – Brasil instala missão diplomática em Nairóbi

1973 – Visita do chanceler Mário Gibson Barbosa ao Quênia

1973 – Assinatura de Acordo de Intercâmbio Cultural

1973 – Assinatura de Acordo de Cooperação Técnica

1974 – Missão diplomática brasileira no Quênia é elevada à categoria de Embaixada

1975 – Ministro dos Negócios Estrangeiros do Quênia visita o Brasil

1992 – Presidente Daniel Moi visita o Brasil (Rio-92)

1995 – Chanceler Stephen Kalonzo Musyoka visita o Brasil

2005 – Viagem do ministro das Relações Exteriores Celso Amorim ao Quênia. Assinatura do Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas (março)

2005 – Realização da I Comissão Mista Brasil-Quênia, em Brasília; assinatura de Acordo na Área de Cooperação Esportiva (agosto)

2006 – Instalação da Embaixada do Quênia em Brasília

2006 – Visita do ministro do Turismo e Vida Silvestre do Quênia ao Brasil

2007 – Visita da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ao Quênia. Assinatura de Memorando de Entendimento sobre Cooperação na Área de Conservação da Vida Silvestre (expirado)

2008 – II Comissão Mista Brasil-Quênia, em Nairóbi, ocasião que são assinados atos nas áreas de saúde, meio ambiente e vistos

2008 – Ministra queniana da área social participa de evento do Ministério do Desenvolvimento Social no Brasil

2009 – Missão de treinadores brasileiros de futebol para capacitação de profissionais quenianos

2010 – Visita de parlamentares quenianos integrantes do Comitê Parlamentar Seleto sobre Atividades de Organizações Ilícitas e visita de representantes da Comissão de Privatização do Ministério das Finanças do Quênia (março)

2010 – Visitas do Kenya Sugar Board e de representantes da Comissão de Serviços do Parlamento do Quênia (maio)

2010 – Visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Nairóbi, a primeira de um chefe de estado brasileiro ao Quênia. Na ocasião, são assinados acordos nas áreas de promoção de comércio e investimentos; cooperação no setor de energia; educação; e cooperação entre academias diplomáticas (julho)

2010 – Chanceler queniano, Moses Wetang'ula visita o Brasil. Durante a visita, são assinados acordos sobre serviços aéreos e de cooperação cultural (setembro)

2011 – Missão técnica da ABC é enviada a Nairóbi para analisar as possibilidades de cooperação entre os dois países em agricultura; desenvolvimento de regiões áridas e semi-áridas; proteção de cabeceiras d'água, gerenciamento de desastres, salvamento marítimo e combate a incêndios florestais

2012 – Por meio do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Brasil doa 10 mil toneladas de mantimentos a refugiados abrigados em campos no Quênia (maio)

2012 – Presidente do Quênia, Mwai Kibaki, vem ao Brasil como chefe da delegação queniana para a Rio+20 (junho)

2013 – Presidente Dilma Rousseff encontra-se com o presidente Uhuru Kenyatta à margem das celebrações do Jubileu de Ouro da União Africana

2015O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participa da X Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Nairóbi (15 a 18 de dezembro).

2015 – O vice-presidente do Quênia William Ruto visita o Brasil, por ocasião dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

2018 – Realização da I Reunião de Consultas Políticas, por ocasião da visita do subsecretário-geral da África e do Oriente Médio, embaixador Fernando José Marroni de Abreu, a Nairóbi (abril)

2018Visita do secretário para Assuntos Políticos e Diplomáticos do Quênia, embaixador Tom Amolo, a Brasília

2019 – Visita da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, ao Quênia

2019 – Visita do diretor do Ministério Público do Quênia, Noordin Haji, ao Brasil

2019 – Visita de missão parlamentar queniana ao Brasil outubro, para conhecer a experiência brasileira em descentralização administrativa, gerenciamento de desastres, eleições por voto eletrônico e combate à corrupção

2020 – Visita de delegação parlamentar queniana ao Brasil (março), interessada em temas agrícolas.

Fim do conteúdo da página