Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

República Democrática de São Tomé e Príncipe

sao tome

 

Desde a independência de São Tomé e Príncipe, em 1975, as relações bilaterais pautam-se por diálogo amplo e fraterno, que ganhou maior intensidade com a instalação da Embaixada do Brasil em São Tomé, em 2003. O embaixador santomense junto ao Brasil reside em Washington.

Brasil e São Tomé e Príncipe compartilham história e valores comuns de promoção da paz, liberdade, democracia e desenvolvimento. Norteado por esses valores, o relacionamento bilateral tem-se aprofundado e diversificado. A cooperação técnica é eixo central da relação bilateral, envolvendo iniciativas nas áreas de educação, saúde, informatização do governo, agricultura, alfabetização de adultos, defesa, infraestrutura urbana, polícia, prevenção e controle do HIV/AIDS e previdência social.

O intercâmbio cultural constitui outra vertente importante do relacionamento, impulsionada por meio do Centro Cultural Brasil-São Tomé e Príncipe, que atua como importante espaço de difusão das culturas brasileira e santomense. No âmbito educacional, desde 2000, mais de 380 estudantes santomenses já se beneficiaram do Programa de Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G).

 

Cronologia das relações bilaterais

1975 – Estabelecimento de relações diplomáticas

2002 – Visita ao Brasil do presidente Fradique de Menezes, por ocasião da IV Cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

2003 – Abertura da Embaixada do Brasil em São Tomé e Príncipe e do Centro Cultural Brasileiro em São Tomé

2003 – Viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a São Tomé e Príncipe

2004 – Viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a São Tomé e Príncipe, por ocasião da V Cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

2005 – Visita ao Brasil do presidente Fradique de Menezes

2006 – Visita ao Brasil do presidente da Comissão Nacional Eleitoral de São Tomé e Príncipe para acompanhar as eleições brasileiras

2007 – Concessão de linha de crédito no valor de US$ 5 milhões a São Tomé e Príncipe, para aquisição de alimentos e produtos de primeira necessidade no mercado brasileiro

2009 – Visita oficial ao Brasil do primeiro-ministro Joaquim Rafael Branco

2010 – Assinatura do Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe sobre Cooperação no Domínio da Defesa

2015 – Viagem do ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira a São Tomé, onde é recebido pelo presidente Manuel Pinto da Costa, pelo primeiro-ministro Patrice Trovoada e pelo chanceler Manuel Salvador dos Ramos (29 de março)

2016 – Visita do presidente Evaristo Carvalho ao Brasil, por ocasião da XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

2017 – Visita do ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes a São Tomé e Príncipe

2018 – Visita do presidente Evaristo Carvalho ao Brasil, por ocasião do 8º Fórum Mundial da Água

 

Fim do conteúdo da página