Principado de Mônaco
Brasil e Mônaco estabeleceram relações diplomáticas em 2010. A Embaixada brasileira em Paris (França) é cumulativamente responsável por representar ao Brasil junto ao Governo monegasco.
Há oportunidades para cooperação bilateral nos domínios político, econômico, cultural, humanitário, ambiental e judiciário. O diálogo sobre cooperação técnica e sobre temas ambientais é importante vertente do relacionamento bilateral.
Mônaco desempenha papel internacional relevante na discussão de temas ambientais. O Príncipe Alberto II dedica-se a temas relacionados ao ambiente marinho e aos oceanos e foi o primeiro Chefe de Estado ou de Governo a confirmar presença na Conferência Rio+20.
Mônaco é, desde 1993, membro pleno das Nações Unidas. O Brasil recebeu o apoio monegasco a várias candidaturas brasileiras em organismos internacionais, dentre os quais para a Corte Internacional de Justiça, para o Comitê das Nações Unidas para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres e para a Direção-Geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Cronologia das relações bilaterais
2012 – Participação do Príncipe Alberto II na Conferência Rio+20
2011 – Visita do Príncipe Alberto II ao Brasil para participar da abertura de exposição sobre a Princesa Grace Kelly
2010 – Brasil e Mônaco estabelecem relações diplomáticas. A Embaixada do Brasil em Paris (França) passa a ser cumulativamente responsável pelas relações bilaterais com o Principado
1993 – Mônaco ingressa como membro pleno na Organização das Nações Unidas
1911 – Principado de Mônaco se torna monarquia constitucional. Estabelecimento de relações consulares
Redes Sociais Topo