Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

República Unida da Tanzânia

tanzania
 

Relações bilaterais

Brasil e Tanzânia estabeleceram relações diplomáticas em 1970. A Embaixada do Brasil em Dar es Salaam foi aberta em 1979 e reaberta em 2005. A Tanzânia estabeleceu Embaixada em Brasília em 2007.

A primeira visita presidencial brasileira à Tanzânia ocorreu em 2010.  Em retribuição a essa visita, vieram ao Brasil, em intervalo inferior a dois anos, o Chanceler Bernard Membe (2010); o Primeiro-Ministro Mizengo Pinda (2011); e o Presidente Jakaya Kikwete (2012).

A cooperação do Brasil com a Tanzânia inclui iniciativas em diversas áreas. Tanto em âmbito trilateral como bilateral, foram desenvolvidas iniciativas nos setores agrícolas, de saúde, energético, esportivo e de proteção à criança.  Atualmente, estão sendo executados programas trilaterais na área de segurança alimentar (merenda escolar) e de promoção do trabalho decente no setor algodoeiro, bem como os programas bilaterais para o fortalecimento dos setores algodoeiro e pesqueiro.

Comércio bilateral

Em 2019, o intercâmbio comercial entre Brasil e Tanzânia totalizou cerca de US$ 16 milhões, sendo composto quase que exclusivamente por exportações brasileiras. Os principais produtos exportados pelo Brasil para a Tanzânia são açúcares e carnes de aves.

Cronologia das relações bilaterais

2018 – Assinatura do Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas

2012Visita ao Brasil do Presidente Jakaya Kikwete, por ocasião da Reunião da Parceria para o Governo Aberto

2011Visita ao Brasil do Primeiro-Ministro Mizengo Pinda. O Chefe de Governo tanzaniano cumpriu extensa agenda no Brasil, que incluiu encontros em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Em Brasília, o Primeiro-Ministro Mizengo Pinda foi recebido pelo então Vice-Presidente da República, Michel Temer (outubro)

2010 – Visita ao Brasil do Chanceler Bernard Membe (julho)

2010Visita à Tanzânia do Presidente Luís Inácio Lula da Silva. Assinados memorando de entendimento para cooperação no combate ao desmatamento e para capacitação de diplomatas. Realizado Encontro Empresarial Brasil-Tanzânia (julho)

2008 – Assinatura do Protocolo de Intenções sobre Cooperação Técnica na Área do Esporte; do Acordo de Cooperação Educacional; do Acordo Isenção de Visto para Portadores de Passaportes Diplomáticos, Oficiais ou de Serviço; e do Acordo sobre o Exercício de Atividade Remunerada por Parte de Dependentes do Pessoal Diplomático, Consular, Militar, Administrativo e Técnico (agosto)

2007 – Abertura da Embaixada da Tanzânia em Brasília

2006 – Assinatura do Acordo Básico de Cooperação Técnica e do Acordo para o Estabelecimento de uma Comissão Mista Permanente de Cooperação

2005 – Reabertura da Embaixada do Brasil em Dar es Salam

1979 – Abertura da Embaixada do Brasil em Dar es Salaam

1970 – Estabelecimento de relações diplomáticas

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página