Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

República de Uganda

uganda
 

Brasil e Uganda estabeleceram relações diplomáticas em 1970. A Embaixada brasileira em Nairóbi (Quênia) é cumulativamente responsável por representar o Brasil junto às autoridades ugandenses. A Embaixada de Uganda em Washington (Estados Unidos) é cumulativamente responsável pelas relações com o Brasil.

O presidente Yoweri Museveni esteve três vezes no Brasil, todas no contexto de grandes conferências internacionais: chefiou a delegação ugandense na Rio-92 (1992), na XI Conferência da UNCTAD (2004) e no V Foro Urbano Mundial da ONU-Habitat (2010).

Os esforços de aproximação com Uganda têm ocorrido, sobretudo, no campo da cooperação. As áreas de agricultura e energia, em particular, têm-se revelado promissoras para o adensamento das relações bilaterais. Em setembro de 2011, foi assinado entre os dois países o Acordo Básico de Cooperação Técnica e Científica, em tramitação nos Legislativos dos dois países. Uma vez em vigor, o Acordo deverá fornecer o marco jurídico para a estruturação de projetos de cooperação com o país.

Recentemente, Uganda beneficiou-se de iniciativa trilateral ao abrigo do Protocolo de Intenções Brasil-EUA, com o objetivo de colaborar com países africanos no combate à lagarta-do-cartucho. O setor privado brasileiro também promoveu atividades na área agrícola com Uganda, como visita de delegação de Uganda ao Brasil para conhecer a experiência brasileira para o cultivo, colheita e processamento de café (2017); e visita de delegação parlamentar ugandesa, a convite da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (ABRAMILHO - 2018).

Na cooperação em defesa, militares de Uganda (bem como de Gana, Quênia, Ruanda, Tanzânia e Zâmbia) participaram de curso de gerenciamento de projetos de engenharia no contexto de operações de paz ministrado por oficiais brasileiros, em Nairóbi, no âmbito de iniciativa trilateral envolvendo Brasil e ONU.

Cronologia das relações bilaterais

1970 – Estabelecimento de relações diplomáticas

1984 – Visita ao Brasil do ministro de Cooperativas e Comércio de Uganda, Yona Kanyomozi

1992 – Visita ao Brasil do presidente Yoweri Museveni, para participar da Conferência do Rio sobre Meio Ambiente, a "Rio-92"

2004 – Visita ao Brasil do presidente Yoweri Museveni, para participar da XI Conferência da UNCTAD, em São Paulo

2008 – Visita a Uganda de missão técnica integrada por especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e da Rede Interuniversitária de apoio ao Setor Sucro-Alcooleiro (RIDESA)

2009 – Missão de estudos de representantes técnicos dos governos de Uganda e Ruanda ao Brasil para intercâmbio da experiência brasileira em biocombustíveis, organizada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC)

2009 – Visita ao Brasil de missão do Comitê Parlamentar de Assuntos Presidenciais de Uganda, para conhecer o quadro legal e institucional brasileiro em relação ao tratamento dos denunciantes de corrupção

2010 – Visita ao Brasil do presidente Yoweri Museveni, para participar do V Foro Urbano Mundial da ONU-Habitat, no Rio de Janeiro

2010 – Ministro da Agricultura, Indústria Animal e Pesca de Uganda, Hope Mwesigye, participa do Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar

2010 – Realização, em Uganda, do Seminário “Pro-Renova”, de difusão da tecnologia de biocombustíveis brasileira

2010 – Realização de consultas políticas entre os diretores do Departamento de África e do Departamento de Organismos Internacionais do Itamaraty e seus homólogos ugandenses, em Kampala (dezembro)

2011 – Assinatura de Acordo Básico de Cooperação Técnica e Científica

2012 – Visita ao Brasil de missão de estudos de alto nível de Uganda, visando a conhecer as políticas adotadas para a implementação de serviços de proteção social

2012 – Ministra do Meio Ambiente de Uganda, Flavia Munaaba, chefia delegação ugandense na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

2013 – Doação, pelo Brasil, de 2 mil toneladas de arroz, no valor de US$ 949.465, a Uganda, destinada a campos de refugiados no país.

2014 – Presidente Museveni encontra-se com a então presidente Dilma Rousseff, em Adis Abeba, à margem de cúpula da União Africana.

2015 – Visita ao Brasil do diretor do Departamento de Américas e Caribe da Chancelaria de Uganda, embaixador Johnny Muhindo.

2017 – Ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca de Uganda, Vincent Ssempijja, chefia delegação ugandesa ao Brasil, a convite do setor privado, para conhecer a experiência brasileira em cultivo, colheita e processamento de café.

2018 – Visita ao Brasil de delegação parlamentar ugandesa, a convite da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (ABRAMILHO), para conhecer o marco regulatório brasileiro para organismos geneticamente modificados na agricultura.

2018 – Ministro de Agricultura, Indústria Animal e Pesca de Uganda, Vincent Ssempijja, participa de missão de ministros da agricultura de 14 países africanos ao Brasil, no âmbito de projeto trilateral de cooperação (ABC-USAID), para conhecer as tecnologias e práticas brasileiras de combate à lagarta-do-cartucho.

2018 – Visita a Uganda de pesquisadores da EMBRAPA, no âmbito da iniciativa internacional Agricultural Innovation MKTPlace.

2019 – Visita de delegação parlamentar ugandense ao Brasil

 

Fim do conteúdo da página