República da Islândia
Brasil e Islândia estabeleceram relações consulares em 1923 e diplomáticas em 1952. A Embaixada do Brasil em Oslo (Noruega) está encarregada da representação brasileira junto ao Governo islandês. O Brasil também conta com um Cônsul Honorário em Reiquiavique. A Islândia é representada no Brasil por sua Embaixada em Washington e conta com Cônsules Honorários em São Paulo e no Rio de Janeiro. Grupo de imigrantes islandeses se estabeleceu no Brasil em meados do século passado e mantêm até hoje contato com seu país de origem.
Nos últimos cinco anos, o Brasil passou a ocupar o lugar de quinto maior fornecedor comercial à Islândia, devido ao aumento expressivo das exportações de matéria-prima brasileira para a produção de alumínio no país. O Brasil compra da Islândia sobretudo produtos da pesca, segmento importante de sua economia.
Em 2011, foi assinado Memorando de Entendimento entre o Ministério da Pesca e Aquicultura do Brasil e o Ministério da Pesca e Agricultura da Islândia, que abre oportunidade para cooperação bilateral na área de recursos pesqueiros e cultivo de peixes.
Cronologia das relações bilaterais
2011 – Assinatura de Memorando de Entendimento entre o Ministério da Pesca e Aquicultura brasileiro e o Ministério da Pesca e Agricultura da Islândia
1969 – Assinatura de Acordo para Supressão de Vistos em Passaportes
1956 – Assinatura de Acordo Comercial
1952 – Estabelecimento de relações diplomáticas
Redes Sociais Topo